O que é Lectio Divina?

A Lectio Divina é um exercício espiritual antiquíssimo, muitos usado pelos beneditinos. Sua realização facilita o conhecimento bíblico, o entendimento da sabedoria cristã, a capacidade de se concentrar, de ser mais sereno, a lapidação de nossa alma e a atuação do Espírito de Deus em nós.
O ideal é que este exercício seja praticado diariamente ou que seja estabelecido um tempo rítmico, pois sua prática é importante para o autodesenvolvimento e a formação cristã.

Preparativos Iniciais

Procure um lugar tranquilo e silencioso, talvez o seu próprio quarto ou alguma sala própria para meditação e certifique-se de que nada e ninguém vai te incomodar. Esteja em paz consigo mesmo e com seus irmãos, estando em espírito de reconciliação e com a consciência limpa (mesmo assim, sempre peça pelo perdão divino), para que o ressentimento os maus pensamentos não te atinjam.
A seguir, antes de começar a leitura, evoque o Espírito Santo para que te inspire e te auxilie em todo o processo: "Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra."

Leitura (Lectio)

Leia uma passagem da Bíblia, sobretudo dos Evangelhos ou do Novo Testamento em geral. Pode optar também por ler o Evangelho do dia de acordo com sua comunhão ou obter um livreto luterano de senhas diárias do ano em que se encontra. Outra opção seria acompanhar um evangelho e ler um capítulo seguido para cada vez que fizer a Lectio Divina.
Leia atentamente. Se atente a todos os detalhes, toda palavra de sabedoria. Esteja ciente dos conceitos do autor que escreveu e da sociedade na época em que foi escrito. Enfim, esteja aberto ao aprendizado através da leitura bíblica, leia e releia quantas vezes forem necessário.

Meditação (Meditatio)

Após a leitura, deve meditar no que leu. Aprofunde-se no que entendeu. Fique em silêncio e em posição confortável enquanto reflete no ensinamento que recebeu, o que a passagem te ensinou e como aplicá-la na sua vida.

Oração (Oratio)

Agora é hora de responder a Deus pela instrução que obteve e pela oportunidade de meditar em suas palavras.de sabedoria. Use esta etapa para conversar intimamente com Deus. Clame louvores sinceros do fundo de sua alma, entregue seus medos e anseios para Ele e peça para que a luz divina habite o seu coração.

Contemplação (Contemplatio

Agora é hora de deixar Deus e suas santas hierarquias agirem em nós. Feche os olhos e procure um silêncio interior. Manter a mente longe dos pensamentos e sentimentos mundanos é difícil, por isso esta é a última etapa, pois você se preparou antes com leitura, reflexão e oração para então adentrar a mais profunda prática desse exercício espiritual. Se pensamentos inconvenientes te dominarem, pense nos processos anteriores ou invoque a misericórdia de Cristo. Não tenha pressa e nem busque uma meta a atingir, apenas sinta a luz divina adentrando a sua morada interior.

Finalização

Agradeça a Deus pela oportunidade de realizar esta atividade. Use da leitura e da meditação para aplicá-la no seu cotidiano, lembrando-se sempre do que foi instruído. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário