O que é Meditação?

A meditação é o nosso primeiro contato direto com o espiritual, e serve para manter a mente sempre alerta, facilitando seus desdobramentos, abrindo para diversas funções e bloqueando contra ataques hostis. Meditação também abre nossa mente para uma real contemplação de Deus e do universo, assim como uma maior capacidade de conhecer a nós mesmos.

"O homem traz o universo inteiro dentro de si e a melhor forma de vivenciar o mistério do mundo é mergulhar em si mesmo." (Jostein Gaarder)

Meditar é um trabalho a ser cultivado e sempre perpetuado por quem queira se dedicar à isso, e não precisa ser um monge (embora um monge se dedique inteiramente a isso), mas sim uma pessoa com força de vontade, convicção e entendimento dos princípios mais básicos do universo e do ser humano ao seu modo.
A meditação concilia nossa alma com o universo, nosso ser microcósmico ao macrocosmo, nosso sol interior com o sol exterior, nosso espírito com Deus, por isso a mente sempre se encontra em sintonia com forças cósmicas e espirituais durante a meditação.
Um espaço silencioso, música ambiental, incenso, imagens, mantras*, mudras** e roupas favoráveis são elementos de grande ajuda na meditação, mas sem conhecimento sobre eles, podem atrapalhar mais do que ajudar. De todo modo, a meditação envolve muito mais do que fórmulas prontas e dogmas a seguir, o caminho é muito simples, porém complexo.

Meditar não é necessariamente não pensar em nada. Na verdade essa é uma das finalidades da meditação, pois é difícil deixar de pensar, ainda mais de imediato. Devemos, portanto, criar uma situação favorável para estabilizar a mente, por isso são usados mantras, mudras, imagens, músicas, incensos, rosários e outros elementos externos. Esses elementos junto com a força de vontade do meditante têm como objetivo favorecer o foco em um objetivo específico. Mesmo que a mente se divague durante a meditação, todo esse arranjo externo diluirá os pensamentos. Se o praticante vacilar na concentração, tudo bem, errar faz parte do processo, não há o que se preocupar, sempre existe a chance de recomeçar e persistir. Ninguém disse que seria fácil, mas até os grandes mestres do passado começaram do mais baixo nível.
O importante é elevar o pensamento a Deus e entregar tudo sob Seus cuidados.

Meditação é um longo trabalho de auto-conhecimento, e, de preliminares, há de se conhecer seus limites, suas fraquezas e suas conquistas. Comece se habituando a orar constantemente. Não faça da meditação uma obrigação, use o tempo disposto para assumir uma posição favorável, treinando sua respiração, tentando meditar e percebendo os "fantasmas" de sua mente que te fazem desconcentrar. Não estabeleça um tempo a alcançar, isso só vai te frustrar. Mesmo meditando (ou tentando) apenas por 5 minutos, anote suas falhas e os motivos de sua divagação mental para então trabalhar isso, começando pela sua vida profana, problemas com o trabalho, com a família, mágoas e rancores. Trabalhando essa parte de sua vida e procurando um melhor modo de se portar, sua meditação não terá erros.

(*) Mantras são palavras ou frases entoadas repetidamente, possuindo um significado e carregado de poder, atingindo nosso subconsciente. Também podem ter um sentido religioso, invocando algum poder divino em quem medita.
(**) Mudras são gestos de poder utilizando as mãos e os dedos, de acordo com a tradição hindu, mas também utilizadas no ocidente, embora pouco abordados. Um ótimo mudra para meditação é descansar os dedos da mão direita sobre os dedos da mão esquerda, ambas com as palmas para cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário