Da Trindade

Deus é um em essência, dois em natureza e três em manifestação. A Santíssima Trindade é tão abordada no cristianismo, mas tão confusa para muitos cristãos. Aqui iremos explicar de forma didática e comparada como atuam as Três Faces da Trindade.

Unidade: Toda religião tem uma divindade criadora onde todas as outras divindades se originam, e é nessa unidade que nos objetivamos. Jesus disse, segundo Tomé, "Eu sou a luz, que está acima de todos. Eu sou o Todo. O Todo saiu de mim, e o Todo voltou a mim". A unidade também é alvo das maiores pesquisas do ser humano, seja descobrir a menor partícula possível ou a origem singular do universo. Portanto, nos valemos da unidade na busca do Ser Essencial.

Dualidade: Mostra o oposto que está em tudo no universo, e esses opostos se completam. Nele se encontram a relação entre o Criador e a criação, o macro e o microcosmo, a vida e a morte, a fé e as obras, a dupla natureza de Cristo (divina e humana), as luzes branca e rubra que emanam do coração de Jesus, o sangue e a água que escorreram do lado de Jesus, o vinho e a água que são misturados na Eucaristia, o cálice e a hóstia, etc.
Não há um significado oficial sobre grande parte desse dualismo, mas podemos tirar vários significados: a água e a cor branca podem significar purificação enquanto o sangue e a cor vermelha pode significar santificação. O cálice de vinho e a hóstia remetem à natureza carnal de Jesus e do corpo humano em geral, composto basicamente de material sólido e líquido. A dupla natureza de Jesus une a criação com o Criador, demonstrando como a deificação é possível para os que se dedicarem, mostrando também como Cristo é o Deus imanente que vem até nós e está entre nós.

Trindade: Representa algo cíclico, contínuo e pleno. Muitas religiões, como o hinduísmo, também prestam culto à uma divindade trina, assim como o neoplatonismo e até mesmo a wicca. O fato de que os cristãos acreditam na Trindade assim como os "pagãos", não deprecia o cristianismo, muito pelo contrário, mostra que a Trindade é uma verdade universal compreendida de modos diferentes para cada cultura. A Trindade aparece ainda no conceito grego de três mundos, nos três filhos de Noé, nos três estágios da alquimia, nas três etapas da iluminação, etc.
Fazendo um paralelo ao neoplatonismo, Deus Pai seria o Uno; Cristo seria o Nous (Verbo, Logos); Espírito Santo seria a Alma.
Noutras palavras:
O Pai é o criador, a transcedência divina, inalcançável e fonte de tudo.
O Filho é a imanência divina, o Deus que vem até nós, que se projeta e toca tudo no universo, dando origem a tudo. É chamado pela alcunha de Filho porque é a projeção do Pai, assim como um filho é a projeção de seu pai. É verdadeiramente o Verbo divino, cuja luz é infinita.
O Espírito Santo dá sentido a tudo, santifica a criação, ilumina os que buscam a luz de Cristo. O Espírito santo refina a luz infinita e singular, assim como o prisma que divide a luz branca em sete cores espectrais, deste modo se tem origem aos dons do Espírito Santo.
Na Árvore da Vida, o Pai é Kether, o Filho é Hokmah e o Espírito Santo é Binah. Através de Binah se originam as sete sefirot referentes aos Sete Planetas.
Efraim, o Sírio, comparava a Santíssima Trindade ao Sol: O Pai é o Sol inalcançavel no céu, Cristo é a luz solar que vem até nós, e o Espírito Santo é o calor que podemos sentir e testemunhar o poder do Sol.
Deus Pai é simbolizado pelo Olho da Providência, presente não apenas na maçonaria, mas também em muitas igrejas católicas. Cristo é simbolizado pelo cristograma (☧), pela cruz e pelo peixe. O Espírito Santo é simbolizado pela pomba e pelo fogo consumidor. 

Somos feitos a imagem e semelhança de Deus. Muitos podem entender isso de maneira concreta, mas podemos ver uma perfeita relação entre o funcionamento de nosso corpo com o conceito unitário, binário e ternário acima abordado.

Essência Una: Somos únicos enquanto indivíduos, prezamos a unidade de tudo, seja de nós como indivíduos, como nação ou como espécie.

Natureza Dupla: Somos divididos em sexo; somos matéria e espírito; somos receptores e transmissores; possuímos simetria e binaridade, incluindo na divisão de nosso cérebro e nosso sistema cardiovascular.

Manifestação Tripla: Vivemos a terceira dimensão; necessitamos de um terceiro agente (filho) para prosseguir nossa existência; Freud dividia a mente em id, ego e superego; ao todo somos divididos em vontade, emoção e razão, respectivamente com nossos três principais pontos de energia, que é o órgão sexual, o coração e o cérebro. Se for para fazer um paralelo à atuação da Trindade em nós, podemos fomentar que o Pai seja a vontade, o Filho seja a razão e o Espírito Santo a emoção.

Podemos dizer que atuamos como microcosmo, confirmando a segunda lei hermética ou a enigmática frase do Oráculo de Delfos "conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo". Ora, todos já devem ter visto o quanto a íris de nossos olhos se assemelha à nebulosas no cosmos, ou até nossas células. Devem ter notado também o quanto a unidade atômica se assemelha a sistemas estelares.
A grandeza de Deus abraça todas as coisas no universo, por isso muitos dizem que sua grandeza é incompreensível à mente humana, o que de fato é certo, mas não é motivo de nos acomodarmos perante o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário