Como rezar o Santo Rosário?

O Rosário é um instrumento de meditação e devoção à Virgem Maria. Chamamos de Terço a terça parte do Rosário. O Rosário da forma que conhecemos hoje passou por inúmeras modificações, tendo sido inspirado na prática hesicasta dos padres do deserto, adaptado para substituir a Liturgia das Horas para os leigos e sofisticado com a ritualística que se tem hoje. Não vamos nos focar nas explicações fantásticas de sua criação, mas sim em sua aplicabilidade.
O rosário é dedicado especificamente à Virgem Maria, sendo relembrado em muitas de suas aparições, por isso possui 20 mistérios (15 inicialmente), ou seja, memórias de Maria e de seu filho, Jesus. Cada mistério é dividido em 4 conjuntos: Mistérios Gozosos, Luminosos e Dolorosos e Gloriosos. Os Mistérios Luminosos foram incorporados pelo papa João Paulo II em 2002, pois antes só haviam três conjuntos de mistérios, por isso chamamos a recitação de cada conjunto de Terço.
O terço é, tradicionalmente, a terça parte do rosário. No terço se reza um conjunto de mistérios, e cada conjunto contém 5 mistérios onde se reza uma dezena de Ave Maria para cada mistério.
São listados dias da semana específicos para rezar cada mistério. No tempo de quaresma é aconselhado meditar nos Mistérios Dolorosos independente do dia da semana. De todo modo, é possível rezar o terço sem os mistérios, apenas rezando-o continuamente.

Mistérios Gosozos

Dia da Semana: Segunda-feira e sábado.
Virtude: Temperança.
Temática: Momentos de Maria com seu filho, Jesus, no qual guardava tudo em seu coração.
  1. A Anunciação do Arcanjo Gabriel (Lucas 1:26-38)
  2. A Visitação de Maria a sua prima Isabel (Lucas 1:39-56)
  3. A Natividade de Jesus (Lucas 2:1-20)
  4. A Apresentação de Jesus no Templo (Lucas 2:22-40)
  5. O Encontro de Jesus no Templo (Lucas 2:42-51) 

Mistérios Dolorosos

Dia da Semana: Terça-feira e sexta-feira.
Virtude: Justiça.
Temática: A Paixão de Cristo, o caminho de sua crucificação.
  1. A Agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras (João 18:1-12)
  2. A Flagelação de Cristo (João 19:1)
  3. A Coroação com a Coroa de Espinhos (João 19:2-5)
  4. O Transporte da Cruz (João 19:16-18)
  5. A Crucificação (João 19:19-30)

Mistérios Gloriosos

Dia da Semana: Quarta-feira e domingo.
Virtude: Fortaleza.
Temática: Os acontecimentos gloriosos que ocorreram após a ressurreição de Cristo.
  1. A Resurreição de Cristo (Marcos 16:1-13)
  2. A Ascenção de Cristo (Marcos 16:14-20)
  3. A Descida do Espírito Santo (Atos 2:1-4)
  4. A Ascenção de Maria
  5. A Coroação de Maria

Mistérios Luminosos

Dia da Semana: Quinta-feira.
Virtude: Prudência.
Temática: O ministério de Jesus Cristo em sua passagem terrena.
  1. O Batismo de Jesus (Mateus 3:13-17)
  2. O Transformação da Água em Vinho (João 2:1-11)
  3. O Sermão da Montanha (Mateus capítulos 5, 6 e 7)
  4. A Transfiguração de Cristo (Mateus 17:1-9)
  5. A Instituição da Eucaristia (Mateus 26:26-30)
Como proceder a oração

Evocação inicial: "Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão da Virgem Maria, Vossa Mãe, a graça de rezá-lo bem, a fim de alcançarmos o que pedimos". Pode ser substituído por qualquer evocação no qual esteja familiarizado. Pode ainda louvar Jesus e Maria de seu modo.

Segurando a Cruz: Recitar o Credo dos Apóstolos.

Primeira conta depois da Cruz: Rezar o Pai Nosso.

As três contas depois: Rezar um Ave Maria para cada um dos seus três aspectos (Filha do Criador, Mãe do Salvador e Cônjuge do Santificador).

Conta isolada próximo ao entremeio: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, amém".

O entremeio é a conta que fica no cruzamento entre o círculo e as contas iniciais. Normalmente o entremeio tem a forma de uma medalha no qual se vê a Virgem Maria na frente e Jesus Cristo atrás, embora possa haver entremeios com outras artes entalhadas referentes à Virgem Maria.
O Entremeio marca o início dos mistérios, mas seu uso é só no final, onde se reza Salve Rainha.

A seguir vem as contas do círculo, no qual começam os mistérios. O orante começa a ler o primeiro mistério e depois reza o Pai Nosso. Não possui uma conta para o primeiro Pai Nosso, contudo o orante pode usar o entremeio como Pai Nosso para não se perder.
A seguir reza-se dez Ave Maria até chegar na próxima conta grande ou isolada, onde se recita o Glória e reza outro Pai Nosso para iniciar a próxima dezena. Lembre-se, toda dezena se inicia com um Pai Nosso e se termina com um Glória. Nas próximas dezenas se dá o mesmo processo: 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória, lembrando-se sempre que antes de começar o Pai Nosso é preciso ler e meditar o mistério da próxima dezena. Lembrando também que devemos rezar cada oração com a mais profunda devoção, e não rezar de forma mecânica e apressada.

Contas grandes: Pai Nosso
Contas pequenas: Ave Maria

Este processo se repete por cinco dezenas de Ave Maria até alcançar novamente o entremeio.

Entremeio: No entremeio se recita: "Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos muitos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos sob o vosso poderosos amparo e, para melhor expressarmos o nosso agradecimento, vos saudamos com uma Salve Rainha". A seguir, se reza a oração Salve Rainha: "Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém."


Práticas opcionais

Ato de Contrição: É sempre válido, no terço e em qualquer ritual, fazer o ato penitencial, demonstrar arrependimento pelos erros e vontade de mudar.

Pedidos e agradecimentos: O orante, antes do Credo, pode pedir ou agradecer a Deus (e à Virgem Maria) por alguma graça. É sempre válido orar pelas almas desencarnadas que sofrem, para que sejam recolhidos pela egrégora cristã, onde encontrarão a luz de Cristo e o descanso eterno nos braços de Maria.

Jaculatórias: No final de cada dezena, ou seja, após o Glória, costuma-se recitar uma jaculatória, que são pequenas preces, seja para Maria, para alguma pessoa da Trindade ou algum santo que o orante se devote ou queira prestar homenagem. Eis algumas jaculatórias:
- Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!
- Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em vós. (Sagrado Coração)
- Oh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
- Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vós. (Medalha Milagrosa)
- Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito; exulta de alegria em Deus, meu Salvador. (Magnificat)
- Não a nós, Senhor, não a nós, mas para a glória de Seu nome. (Lema Templário)
- Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Sinal da Cruz: É obrigatório em toda oração e prática espiritual iniciar e encerrar com o sinal da cruz, mas no terço é costume de alguns fazer o sinal da cruz todas as vezes que recitar o Glória, com o terço em mãos.

Hinos: Quando se reza em grupo, é comum e muito bonito entoar algum hino para a Virgem Maria no fim de cada dezena. Os hinos podem ser pequenos, ou ainda pedaços de um hino, mas não podem ser grandes e confusos para não perder o propósito do terço.

Modo de manusear o terço: Use sempre uma só mão (sobretudo a direita). Evite ficar mexendo no terço com a outra mão ou fazer qualquer coisa com ela (assim evita distrações). Pode usar o polegar para tocar cada conta do terço, ou pode usar três dedos, o polegar, o indicador e o médio, enquanto segura a cruz com os outros dois dedos fechados. Certifique-se de que o terço está sendo seguido em sentido horário.

Dinâmica em grupo: Há várias maneiras de se rezar o terço em grupo, uma delas consiste em distribuir os cinco mistérios entre cinco membros do grupo que desejam iniciá-los. Os membros escolhidos ainda podem começar as orações, guiando cada dezena. O dirigente ainda pode orar a primeira parte das orações e deixar que o resto do grupo continue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário